Buscar

Projeto de David Soares obriga a inserção do símbolo de autismo em placas de atendimento prioritário

A proposta visa uniformizar a legislação em todo território nacional para garantir a sinalização da ‘fita quebra-cabeça’



O Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal David Soares, na Câmara dos Deputados, altera a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000 acrescentando recursos que obrigam a inserção do símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA nas placas de atendimento prioritário.


O PL acrescenta à lei promulgada no ano de 2000, que empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados às pessoas com espectro autistas. A proposta requer também que os serviços públicos e estabelecimentos privados insiram nas placas de atendimento prioritário a “fita quebra-cabeça” que é o símbolo mundial da conscientização sobre o TEA.


A fita quebra-cabeça é um símbolo internacional que representa o mistério e a complexidade do TEA. “Os serviços públicos e privados precisam atender e assegurar crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista. Mais que inclusão, é reconhecer a importância do tema”, disse o deputado.


O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. Já no Brasil, a estimativa é de que 2 milhões de pessoas possuam algum grau do transtorno.


Vale lembrar que recentemente o governo federal sancionou uma lei que trata da inclusão de informações específicas sobre pessoas com autismo, nos censos demográficos realizados a partir deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.


This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now