top of page
Buscar

David Soares apresenta projeto de lei para facilitar mobilidade de pessoas com deficiência visual

Mecanismo sonoro deve ser instalado nos ônibus de transporte coletivo para viabilizar

embarque e desembarque de passageiros


O deputado David Soares protocolou, na última quinta-feira (11), projeto de lei que institui a disponibilização de mecanismo sonoro para facilitar o embarque e desembarque de pessoas com deficiência visual no transporte coletivo (PL 4041/19). A lei se aplica tanto aos terminais quanto às paradas de transporte público rodoviário.


São notórias as dificuldades de locomoção enfrentadas por deficientes visuais no país. Obstáculos e falta de sinalização própria compõem um cenário comum em pequenos e grandes centros urbanos brasileiros. Na maioria das vezes, estes cidadãos não encontram informações acessíveis em seu cotidiano, barreiras que afetam diretamente o direito constitucional de ir e vir.





Assim, a disponibilização de mecanismo sonoro nos ônibus proporcionará a independência funcional das pessoas com deficiência ao se locomoverem nas cidades. Frequentemente, estas pessoas encontram-se à mercê do auxílio de terceiros no desempenho destas tarefas. Para o deputado David Soares, “com tanta tecnologia disponível nos dias de hoje, é inadmissível que não a usufruamos em benefício das pessoas com deficiência”, ressalta.



É neste sentido que este projeto de lei se destaca, pois assegurar os direitos básicos das pessoas com deficiência é um dever constitucional. Apesar de esforços terem sido empreendidos, ainda não se alcançou um nível satisfatório de inclusão destas pessoas no cotidiano da vida urbana. Logo, respeitando a legislação de trânsito em todo o território nacional, esta lei, certamente, resultará em ganho imensurável na qualidade de vida da população.



0 comentário
bottom of page