Buscar

Projeto de Lei institui programa de reciclagem nas escolas de educação básica

Proposta de David Soares incentiva gestão de resíduos sólidos


Ação vista estimular o descarte correto de resíduos sólidos

Como defensor do meio ambiente, o deputado federal David Soares é a favor de ações e medidas que além de diminuir os impactos na natureza também contribuem para a reestruturação ambiental. Na Câmara dos Deputados, apresentou o Projeto de Lei 3306/2019 que institui um programa de redução, reuso e reciclagem de resíduos sólidos na rede pública de educação básica.


O Brasil é o quarto maior produtor de resíduos sólidos do mundo, mas apenas 58% desse resíduo é encaminhado para o descarte adequado. São quase 78,3 milhões de toneladas de resíduos produzidos por ano no país, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).


O projeto visa conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da gestão adequada de resíduos sólidos.“É preciso ensinar as novas gerações a reduzir o lixo, buscar formas de reutilizar os materiais jogados fora e separá-los. Isso envolve, em grande medida, uma mudança no padrão de consumo e do comportamento das pessoas”, afirma David Soares.


O parlamentar apresentou também o PL 1779/2019, para a adoção de novas tecnologias de monitoramento e rastreamento remoto no controle e fiscalização do gerenciamento de resíduos sólidos. Estima-se que 30% de todo o lixo produzido no Brasil tenha potencial de reciclagem, mas apenas 3% é reaproveitado. Para o deputado a ação pode estimular o descarte correto desses resíduos.


Vale lembrar que este ano em comemoração ao dia do meio ambiente, David Soares realizou uma ação de plantio e cultivo de mudas, na zona sul de São Paulo, com o objetivo de auxiliar nas atividades de restauração ecológica do local, na arborização e paisagismo de áreas urbanas, para melhorar a qualidade ambiental da praça escolhida.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now